Era do valor


Parece um tema de um mundo distante.. onde quem sabe um dia chega aqui por estas bandas.. Na verdade este "valor" está no nosso cotidiano. A maneira de escolhermos o que vamos comprar baseia-se no valor que projetamos nas coisas.
As empresas precisam basear suas ofertas no valor que estregam ao cliente. Certo, mas... Que valor é este?
Valor é o que a compra representa para a pessoa que adiquiriu o produto/serviço. Muitas vezes compramos um produto não pelo que ele é, mas sim pelo que ele representa para nós. Este é o que motiva o indivíduo a comprar.
Um exemplo  é uma pesquisa realizada pela Unilever, onde perceberam que no nordeste, nos banheiros de shoppings, lojas e  públicos existiam placas com o aviso " proibido molhar o cabelo na pia". As mulheres buscavam ter a sensação de cabelo molhado por mais tempo, o que levou a Unlever a desenvolver um produto que entregasse este benefício percebido. A consumidora além de lavar os cabelos quer ter a sensação de cabelos molhados por mais tempo. Você consegue ver o que é o produto e o que é o benefício?
A criação do valor nasce de uma boa base de dados relacionais e uma anélise do cliente.
Para Stanley Davis, A Marketing de Massa abre alas para o Marketing um-a-um  "mass customization"  que é a personalizaçã ode massa, lendo assim parece tudo a mesma coisa, mas não é. Davis explica que:
  1. Sai o produto padrão e entram as ofertas personalizadas, o site da seda mostra produtos diferentes para cabelos diferentes.
  2. O cliente não é mais anônimo, nem está vinculado a um perfil médio de mercado.
  3. A produção, a distribuição e as mensagens são individualizadas para clientes individualizados.
Importante lembrar que o para o cliente, o valor deve ficar claro.
Analisar se a concorrência não tem condições de reagir a altura.
Devemos olhar para a satisfação do cliente de maneira ampliada.
Você consegue ver dentro da sua carteira de clientes, quais estão insatisfeitos, satisfeitos e muito satisfeito? Um cliente muito satisfeito pode se tornar um "fomentador" do seu produto/negócio, ele dissemina seu sentimento de realização, podendo trazer novos clientes. Quantos de nós compramos algo porque nosso amigo disse q "é massa" ? quantos filmes ja locamos, mesmo sabendo que passou na sessão da tarde porque umaamiga viu e disse "nossa, muito bom"? Somos influenciados e influenciamos pessoas ao nosso redor.

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